Quarto de bebê: 5 tendências para deixar esse ambiente cheio de estilo

Capa: Quarto de bebês.
Viviane Minela

O herdeiro da família está a caminho, é muito importante nessa hora se preparar para fazer um quarto de bebê. E para não errar na hora de fazer a escolha ideal , vamos te dar algumas dicas neste post.

Durante a espera pela chegada do novo integrante é preciso muitas decisões pois as mudanças deverão ser feitas para quando ele chegar estiver tudo preparado para essa nova fase. E dentre essas decisões está o quarto do bebê, e agora o que fazer? É menino ou menina? Que cor uso? Será que terei espaço suficiente?

Regras gerais para quarto de bebê

Bom primeiramente a época de quartos de bebês azuis para meninos e rosa para meninas já era. Não que isso te impeça de fazer algo do tipo, mas não partimos mais desse princípio. Primeiro que cor não define gênero.

Segundo que existem várias maneiras de planejar um quarto de bebê lindo, sem que seja específico para meninas ou meninos. Vamos te mostrar alguns quartos de bebês que te darão um norte na escolha do quarto ideal. Então fique com a gente até o final deste post, e aproveite!

Tendências para quarto de bebê

1. Montessoriano

Para quem pensa que esse é um estilo de quarto de bebê que surgiu a pouco tempo se engana. O método foi criado pela revolucionária italiana Maria Montessori em 1870. Ela trouxe ideias ousadas para aquela época e que hoje vem ganhando destaque nas decorações de quartos de bebês.

Resumidamente o método consiste na auto aprendizagem. Sendo assim, faz com que os objetos estejam na altura da criança para ela explorar o espaço da sua maneira. As camas ao invés de altas são utilizados colchões no chão. Espelhos, armários baixos para que eles possam pegar seus brinquedos e roupas, tapetes sensoriais são alguns elementos potencializados nesses dormitórios. Assim tudo que a criança quiser fazer, ela conseguirá sozinha. As cores do quarto de bebê também são as mais variadas. Vale a mistura que achar ideal, o bom senso entra nessa hora.

Quarto de bebê no estilo Montessoriano.
Quarto de bebê no estilo Montessoriano. Foto: Divulgação Pinterest

A imagem fala por si só, e toda criança definitivamente gostaria de ter um quarto  assim.

Saiba mais: Revestimento 3D: saiba como usar e quais os seus benefícios

2. Romântico

Esse  é o estilo que se encaixa muito bem para pessoas que sonharam com a maternidade, é o estilo que apresenta características do provençal e clássico, contam com linhas orgânicas e curvas, móveis de época como Luiz XV são umas das características encontradas em quartos de bebês desse estilo.

Esse é o tipo de quarto de bebê conto de fadas, as cores são suaves, iluminação quente, tecidos aconchegantes, nervuras, babados,dossel, boiserie, almofadas lisas,estampas listradas e florais são algumas características que não podem faltar nesse ambiente.

Quarto de bebê no estilo romântico. Foto: Divulgação Pinterest

Podemos dizer que esse é um estilo atemporal que vem se renovando a todo ano e segue firme e forte nos quartos de bebês.

3. Escandinavo

Como dizia Mies van der Rohe, menos é mais, e é nessa teoria que se encaixa perfeitamente o estilo escandinavo, uma nova tendência que busca um jeito mais simples e funcional de decorar os quartos de bebês. É um estilo que surgiu na Europa do século XX, onde combina uma paleta de cores claras com móveis em linhas retas e sóbrias, e uma decoração simples, despojada e natural.

Quarto de bebê no estilo escandinavo.
Quarto de bebê no estilo escandinavo. Foto: Divulgação pinterest

Uma das vantagens de escolher esse estilo para o quarto do bebê é pela praticidade do dia a dia, facilitando a limpeza e organização, outra vantagem para a mamãe e o bebê é o ambiente clean que passa tranquilidade e bem estar nesse início da nova fase.

4. Retrô

O quarto do bebê no estilo retrô é ideal para aqueles que buscam a modernidade aliada com um estilo despojado e diferenciado. Nessa proposta de quarto de bebê o ideal é escolher uma peça chave, por exemplo, um berço, uma poltrona ou algum móvel que tenha o estilo antigo predominante, essa será a peça fundamental no ambiente. Trabalhe com cores neutras como o cinza e branco misturados com cores vibrantes.

Quarto de bebê no estilo retrô. Foto: Divulgação Pinterest

Para a decoração utilize cortinas neutras, cestos para organização do espaço, papéis de paredes de póa ou chevron e  objetos herdados da família como bichos de pelúcias ou brinquedos, dando ao quarto do bebê a personalidade essencial para o ambiente.

5. Geométricos

Uma opção para dar modernidade ao quarto do bebê é utilizar elementos geométricos, que podem ser destacados em papéis de paredes, almofadas, tapetes, ou em objetos decorativos. Você pode abusar de cores, e as geometrias podem ser desde os triângulos até os círculos, opte por tonalidades foscas elas fazem com que as cores fiquem menos gritantes.

No quarto do bebê opte por móveis em tonalidade claras e de formas retas, para dar equilíbrio ao espaço. O mais interessante desse tipo de quarto de bebê é que você pode usar vários temas para o espaço, como o naval, ursos, princesas, carros, não existem regras pois não é um tema definido.

Quarto seguindo a tendência dos geométricos
Quarto de bebê seguindo a tendência dos geométricos. foto: Divulgação pinterest

Algumas recomendações:

O quarto de bebê é algo muito importante a ser decidido por cada família, em geral precisa ser algo que estimule o desenvolvimento, com local para descanso, brincadeiras e um ambiente aconchegante.

  • Em primeiro lugar as crianças crescem muito rápido. E imaginamos que você não queira mudar um quarto de bebê todos os anos, certo? Então o ideal é pensar em móveis adaptáveis, berços que viram cama, trocadores que viram bancada de estudos. E por aí vai.
  • E para decoração sempre bom pensar em peças soltas, fáceis de serem trocadas. Assim, com pouco esforço renovam completamente o ambiente. Papéis de parede e cores são acabamentos que podem ser trocados com facilidade.

Planejar um quarto de bebê parece simples. Mas dá para ver que é muito importante fazer escolhas corretas para não se arrepender.

Está chegando a hora e você ainda não tem um quarto de bebê?

Para que o espaço seja pensado e solucionado da melhor maneira é muito importante a ajuda de um profissional. Nós temos as melhores opções e respostas para te auxiliar nesse momento especial. Entre em contato conosco, vamos adorar ajudá-los.

Espero que esse post tenha te inspirado! Até a próxima!

Bye Honey! Make good choices

Deixe seu comentário

Leia também: