Revestimento 3D: saiba como usar e quais os seus benefícios

Capa: Revestimento 3D
Anna Montanari

É bem possível que você já tenha reparado, ou gostado de algum revestimento 3D por aí. Você sabia que eles tem benefícios? É isso que vamos responder neste post! ?

O revestimento 3D veio para ficar! Pois, está ganhando cada vez mais espaço no mercado e nas obras, além de serem modernos, promovem um aspecto muito interessante após instalados, eles quebram a monotonia dos espaços, e fachadas.

Mas de fato o que é revestimento 3D?

São peças decorativas que transmitem sensação de profundidade por ter volume, movimento e textura. São revestimentos vendidos em placas de diversos formatos, tamanhos, cores, modelos e fornecedores. São elementos que influenciam diretamente na definição do estilo do ambiente, e podem dar o toque especial na composição da decoração.

Existem modelos em diferentes materiais também, como: porcelanato, azulejo, cimento, pastilhas, pedras ou até em gesso.

Esses revestimentos começaram a conquistar o mercado na cor branco, mas imaginem que agora já estão ganhando cartela de cores com acabamentos cada vez mais elaborados e perfeitos. O revestimento branco é como uma peça coringa, impressiona e faz sucesso em todas as decorações, mas ao mesmo tempo é neutro.

O volume do revestimento é conhecido por dar o efeito tridimensional, por isso chamamos de revestimento 3D. Esse efeito transforma peças consideradas básica em peças que sensacionais.

Onde posso aplicar o revestimento 3D?

Áreas internas, áreas externas, residenciais e comerciais. Mas não existem regras de qual ambiente você pode utilizar, vai muito do gosto de cada pessoa e sensação que deseja que o ambiente ou local transmita.

Quando for possível evitar paredes com muitas janelas, portas, aberturas e quinas. Pois é ideal que não utilize o revestimento 3D, para evitar que a peça não seja danificada, ou atente-se para contratar equipes de mão de obra qualificada e que garantam o resultado do corte da peça.

Para ambientes como cozinha, banheiros, áreas externas é mais indicado o revestimento 3D em porcelanato pela sua maior durabilidade, resistência e pela fácil manutenção. Porque possibilita passar um pano úmido com o famoso detergente neutro que já transmitem aspecto de peça nova para o ambiente.

Em ambientes como dormitórios, prefira a utilização de papel de parede, porque dá um aspecto de mais aconchego, mas existem revestimentos com desenhos mais suaves e neutros que também podem muito bem ser utilizados.

Tem pé direito duplo na sua casa?

Pé direito duplo normalmente é um desafio. Pois deixa você naquela incerteza o que colocar na parede, como pintar, como destacar ela?

De fato, o pé direito duplo faz com que essas perguntas venham a tona porque geralmente elas chegam perto dos 6m de altura, dependendo do projeto arquitetônico.

Saiba mais: Neo mint: Como usar a cor do ano de 2020, sem cometer erros.

Então é muito importante considerar além do valor de investimento, o efeito que você gostaria de transmitir. O revestimento 3D é uma ótima alternativa para essas paredes, porque são paredes de muita imponência dentro de uma casa. Então quando temos o caso de ambientes com paredes muito amplas, extensas, esse tipo de revestimento é o ideal. Porque além da parte estética que ele causa, eles não comprometem a funcionalidade do espaço.

Quais as vantagens do revestimento 3D?

Esse tipo de revestimento ajuda no conforto acústico do seu ambiente. O fato do revestimento 3D ser irregular, ele reflete os sons em diversas direções e ajuda a evitar o eco.

Algumas opções de revestimentos em porcelanatos finos podem até ser aplicados em cima de azulejos existentes, uma maravilha!

Formatos e modelos do revestimento 3D

Existe uma infinidade de modelos, com desenhos orgânicos e formas geométricas que encantam pelo efeito ótico. Esses revestimentos vem como um produto que permite que você inove completamente o ambiente sem aquele quebra quebra de obra, mas cuidados devem ser tomados na hora da escolha, devido ao tipo de cada material a durabilidade dos revestimentos são diferentes.

Aqui abaixo, alguns revestimentos que mais são especificados em projetos, e que são campeões de venda no mercado.

1. Azulejos Metrô e Liverpool

Para quem prefere formatos mais clássicos, mas que ao mesmo tempo são revestimentos atuais, podemos optar por revestimentos como o Metrô, que são azulejos retangulares que fizeram parte da história de muitas estações de metrôs em Londres e Nova York.

Para ter noção como as tendências vêm e vão, o azulejo Metrô entrou para o mercado no século XX em 1904, é minimalista e de fácil combinação na hora de criar a composição do ambiente.

Foto mostrando revestimento 3D liverpool
Revestimento liverpool da Portobello – Foto: Marcelo Donadussi

Podemos encontrar ele em diversas cores no mercado dentro de uma cartela mais básica e neutra. Na foto acima, uma referência do uso de mobiliários branco, estruturas de ferro e madeira.

Outro revestimento que se encaixa nessa linha tradicional, é o revestimento Liverpool uma releitura contemporânea do revestimento Metrô. A cartela de cores desse revestimento possui mais variações, possibilitando o uso com mais personalidade no ambiente.

Revestimento 3D metrô tile da Eliane
Revestimento Metrô Tile – Eliane. Foto: Divulgação

Esses dois modelos de revestimentos 3D, Metrô e Liverpool são retangulares com os cantos bisotados, e podem ser aplicados com rejuntes claro e escuro. Se for aplicado com rejunte claro, o revestimento transmite a sensação de mais leveza. Podem ser aplicados também no formato horizontal e vertical.

A composição do restante do ambiente é que define o estilo do espaço. Você pode utilizar ele com a composição do cimento queimado por exemplo, deixará o ambiente com estilo bem industrial.

Se quiser um ambiente mais retrô e vintage, a composição do restante do ambiente pode ter revestimentos como ladrilho hidráulico, tijolos aparentes, e madeira.

2. Revestimentos Geométricos e Orgânicos

Os modelos e desenhos de revestimentos geométricos são dos mais neutros aos mais chamativos. A quantidade de revestimento dentro de um ambiente influencia bastante também, você pode utilizar a ideia de ter esse tipo de revestimento apenas em uma parede, ou em um conjunto de paredes. Aqui embaixo algumas ideias de modelos de revestimentos geométricos.

Trabalhar com a composição de revestimentos criando o efeito do tom sobre tom com o piso é uma ótima opção para que o ambiente fique mais neutro. Na imagem abaixo, um exemplo. O revestimento possui fios dourados, com a composição de outras cores. Desperta a curiosidade no ambiente, e faz com que a pessoa queira tocar.

Revestimento 3D tetris gold da Eliane.
Revestimento Tetris Gold – Eliane. Foto: Divulgação Eliane

O revestimento abaixo, é uma opção de geométrico branco, que transmite ser mais sofisticado e neutro ao mesmo tempo, possui relevos mais delicados e tem um toque perolado.

Revestimento 3D Cartier Pérola - Eliane.
Revestimento Cartier Pérola – Eliane. Foto: Divulgação Eliane

Já o revestimento Losango da imagem abaixo, é um que tem o estilo mais contemporâneo e o desenho é mais espaçado, então o efeito que ele dá no ambiente é de muita imponência e bem marcante.

Revestimento 3D Losango - Eliane.
Revestimento Losango – Eliane. Foto Divulgação Eliane

O revestimento Cube Silver abaixo também é um dos mais aceitos no mercado, possui variações de cores entre amarelo e cinza. O contraste dele com o tecido azul petróleo da poltrona é um exemplo do quanto ele pode ser valorizado.

Revestimento Cube Silver - Eliane. Foto: Divulgação Eliane.
Revestimento Cube Silver – Eliane. Foto: Divulgação Eliane

Agora, lembre-se nunca pendure objetos decorativos em cima de seus revestimentos 3D! Primeiro que o revestimento é para dar aquele charme no ambiente, e pendurar objetos pode fazer com que a peça trinque e venha a dar dor de cabeça, já que não foram desenvolvidos para sustentar peso.

Como valorizar ainda mais o revestimento 3D?

Usar a iluminação ideal a favor do revestimento 3D é algo que dá um efeito maravilhoso, porque os pontos de luz direcionados as placas fazem com que o volume das peças fiquem realçados, o que valoriza ainda mais a escolha, pois causa o efeito de luz e sombra.

Lembre-se que iluminação pode parecer fácil, mas existem diversas observações que devem ser levadas em consideração em qualquer ambiente. Dependendo da escolha do revestimento e do contexto de onde será instalado, o revestimento deixa o ambiente menos formal, e com mais aspecto de aconchego. Assim, vice e versa. Por isso sempre reforçamos a importância de contratar profissionais da nossa área para que sejam selecionados os tipos de iluminação adequados para cada ambiente.

Projetos autorais

Nós já desenvolvemos alguns projetos com revestimentos 3D, tanto em áreas internas quanto fachadas residenciais. Na imagem abaixo do projeto arquitetônico J.V. utilizamos na fachada o revestimento 3D Trapézio Concreto, da marca Decortiles. Na nossa parceira Decorfine em Blumenau, você pode encontrar.

Projeto autoral J.V.
Projeto autoral J.V. – Residência unifamiliar com uso de revestimento 3D. Imagem: Rötter Studio

Veja mais: Confira nossos projetos executados.

A imagem do projeto abaixo mostra a composição do revestimento 3D com outros materiais, e que ficou muito agradável. Foi utilizado o revestimento branco, com a junção da madeira em tom escuro da porta principal da casa, piso vinílico em tom mais claro no piso, mobiliário em branco, madeira ripada clara.

Projeto autoral A.F.
Projeto autoral A.F. – Área social com uso de revestimento 3D. Imagem: Rötter studio

Os revestimentos 3D podem ser usados em qualquer tipo de estilo. Devemos tomar o cuidado para não carregar demais o espaço, principalmente ambientes internos com móveis e decoração.

Evitem também deixar espaço livre entre o revestimento e a parede onde será instalado. Quanto mais a superfície for lisa e firme melhor o assentamento da peça e durabilidade.

Uma regrinha que utilizamos em projetos para ambientes internos é: quanto mais escuro e menor o ambiente, mais suave deve ser o revestimento, para dar um ar mais “clean” no ambiente.

O revestimento 3D pode ser algo que você sonhe e pense: “vou comprar e mandar colocar”. Mas não se esqueça que o projeto de interiores tem uma importância muito grande para evitar arrependimentos. Eles podem mudar drasticamente também a sensação dentro do seu ambiente.

Lembre-se tudo vai de acordo com o bom senso, e a composição criada para cada ambiente. Lembre-se que a mão de obra também é algo de muito importância na hora de aplicar essas placas.

E aí, quer colocar revestimentos 3D na sua casa?

Entre em contato com o nosso time, podemos auxiliar você para escolher a melhor opção para o que você deseja.

Estamos em todas as mídias sociais para que você possa receber mais dicas e mais conteúdo. Nos siga, fique à vontade em nos dar feedback sobre nosso material. Tem alguma dúvida? Nos envie que vamos te auxiliar. No nosso blog, tem muito conteúdo desenvolvido para você!

Deixe seu comentário

Leia também: