Veja 6 maneiras para se adaptar em apartamentos pequenos

Capa - apartamentos peuqnenos
Anderson Kraus

Está cada vez mais difícil encontrar apartamentos espaçosos. Ou quando encontramos, o valor é muito alto.  Por isso neste post vamos lhe mostrar 6 maneiras para se adaptar em apartamentos pequenos.

Cada vez mais no mercado imobiliário está difícil encontrar o espaço ideal. Seja na hora de alugar ou de comprar um imóvel, nos deparamos com altos preços e espaços muito pequenos. Isso faz com que você tenha que escolher entre morar em um lugar muito afastado, pagar muito caro para morar em áreas mais centrais, ou se adaptar a esses apartamentos pequenos.

O que vai mandar na hora de fazer esta escolha com certeza será a sua prioridade. Mas o objetivo aqui hoje é te mostrar que é possível viver em um apartamento pequeno, e melhor ainda, viver bem.

Quer saber como isso é possível? Então fique com a gente até o final deste post e confira.

Por que os apartamentos estão tão pequenos?

Antes de saber como se adaptar, é importante entender porque essa mudança de tamanhos vem acontecendo. Tudo começa por uma mudança na rotina das pessoas, principalmente das novas gerações. A vida está cada vez mais agitada e temos cada vez mais coisas para nos preocuparmos. Somos uma geração de pessoas que trabalham muito, até porque com tudo tão caro, não resta outra opção, não é?

Temos cada vez menos tempo para afazeres domésticos, não temos pressa em ter filhos, passamos pouco tempo em casa, ou seja, não tem porque ter um espaço enorme que só vai servir para entulhar de coisas para limpar, certo?

Outro fator bem importante, é o crescimento das cidades. Os terrenos em áreas mais nobres estão cada vez mais escassos, logo, o preço do m² sobe bastante e muito rápido, então a solução é colocar muita gente no espaço onde antes poucas utilizavam. Assim é possível vender apartamentos pequenos de 30m² em uma área mais central ao mesmo valor que apartamentos de 70m² que ficam em uma área mais distante.

Sabendo disso, confira agora 6 maneiras para se adaptar a esses apartamentos pequenos.

1. Use móveis multifuncionais

Móveis que possuem mais de uma função são uma ótima escolha para apartamentos pequenos. Pois utilizando móveis com mais de uma função, você diminui a necessidade de ter mais peças para suprir outras necessidades.

Aqui é o que chamamos de peças chaves, elas serão úteis no dia-a-dia para uma série de funções. Como por exemplo, um aparador na entrada, que antes servia apenas de elemento decorativo, hoje pode servir também para guardar documentos, para colocar calçados que são usados com frequência.

O importante aqui é usar e abusar da criatividade. Este móvel abaixo, por exemplo, projetado por nós e executado pela Berlim ambientes, foi pensado nessa proposta, ele serve para guardar o aparelho de jantar e cristais, mas também possui gavetões em alturas diferentes para que as crianças tenham autonomia para pegar seus brinquedos.

Móvel multifuncional para apartamentos pequenos
Projeto Autoral. Área social LR – Foto: Dennys Manske

Vídeo: Confira já o Diário de obra completo da área social LR

2. Divisórias

Uma necessidade principalmente em apartamentos pequenos integrados, chamados de lofts, é dividir um pouco os espaços. Essa necessidade pode acontecer por diversos fatores, mas o principal é otimização.

Por isso apostar em divisórias vazadas como os cobogós é uma ótima opção, pois elas cumprem bem a função de dividir, mas sem tirar totalmente a visão, mantendo assim a iluminação natural e permitindo que o espaço continue com a impressão de ser mais amplo do que ele realmente é.

Uma vantagem é que por estarem em alta na decoração, existem uma infinidade de modelos e preços no mercado, deixando esse produto bem acessível. Neste projeto optamos por usar um cobogó mais simples com um revestimento de cimento queimado. O objetivo era separar a sala de estar da sala de jantar, mas ao mesmo tempo manter as duas integradas.

Cobogós para apartamentos pequenos
Projeto Autoral. Área social TS – Foto: Dennys Manske

Confira também: vídeo área social TS

3. Espelhos

Usar espelhos pode ser uma dica antiga, mas ainda funciona muito bem. Ajuda muito na sensação de amplitude, logo é muito útil em apartamentos pequenos. Se não gosta de espelhos grandes ou muito padrões, utilize peças geométricas ou coloque nos móveis. Existem maneiras bem diferentes de usar o espelho sem parecer antiquado.

Mais uma vez a criatividade precisa entrar em prática. Chamar um profissional para te ajudar é sempre a melhor opção.

Saiba mais: Por que contratar um arquiteto? 5 razões para te convencer.

4. Aproveite a altura

Muitas vezes esquecemos que mesmo desapegando, ou tendo pouca coisa, ainda assim precisamos de espaço para guardar nossos objetos, utensílios e outros itens, e aí entra o aproveitamento das alturas, por isso, fazemos móveis até o teto, pois mesmo que não seja prático para o dia-a-dia, ele se torna funcional para guardar aqueles itens de uso esporádico.

O importante aqui é tomar cuidado para que os móveis não carreguem demais o ambiente, e transforme o seu espaço em um ambiente sufocante. Trabalhar com peças claras e com desenhos diferentes do padrão ajudam muito nesses casos.

Escolha ambientes que tem pouca permanência para colocar esses móveis, pois mesmo que cometa algum deslize, não se sentirá incomodado ou sufocado. Nesta cozinha, optamos por fazer tudo até o teto, mas como se trata de um móvel clean e com cores claras, o espaço não ficou carregado.

Móveis até o teto
Projeto Autoral. Cozinha RW – Foto: Dennys Manske

5. Espaço de refeições

A tradicional mesa de jantar perdeu seu lugar nestes apartamentos pequenos, normalmente sobra espaço apenas para uma bancada. E a grande sacada é fazer uma bancada retrátil e móvel, pois assim ela só ocupa espaço quando está em uso, diferente de uma mesa tradicional que fica ali estática e pode atrapalhar na circulação do dia-a-dia. Essa bancada também pode ser um móvel multifuncional como citei antes, assim você pode utilizar para refeições, para trabalho, ou até mesmo como apoio na sala de estar.

6. Móveis Sob Medida

A sexta dica é bem tradicional, porém, funciona muito bem, faça móveis sob medida. Assim você criar algo bem específico para sua realidade, deixa o espaço bem funcional e aproveita todos os cantos. Apesar de ser um pouco mais caro do que comprar móveis prontos, é o que vai transformar seu espaço, de um apartamento pequeno a um apartamento funcional. Mas, lembre-se de pensar e avaliar bem as suas necessidades, para não fazer um elefante branco só porque a marcenaria quer vender mais móveis para você.  

Confira: Tudo sobre reforma: etapas, dicas e problemas que devem ser evitados

Bônus: Procure por um apartamento pequeno, mas com infraestrutura

Por fim, e não menos importante, procure por apartamentos que possuem uma boa infraestrutura. Se tornou muito comum as construtoras reduzirem o tamanho dos apartamentos. Mas em contrapartida colocarem itens extras no edifício para suprir o que tiraram, como lavanderias, salões de festa, piscina, academia, sala de jogos, alguns contam até com uma galeria com restaurantes, conveniências e lojas de roupas.

Ter isso tudo a mão a qualquer hora, faz com que você não precise realmente de mais espaço. Então se tiver a oportunidade de comprar ou alugar em um edifício assim, aproveite.

Então que tal planejar seu apartamento e deixar ele incrível?

Transformar seu espaço com a ajuda de um profissional é muito fácil, e te ajuda a economizar muito tempo e dinheiro no processo. E aí, quer saber por que nós somos a melhor opção para seu planejamento?

Entre em contato conosco e vem planejar cada cantinho do seu espaço dos sonhos! Vamos adorar fazer parte deste momento tão importante.

Deixe seu comentário

Leia também: