Tudo sobre reforma: etapas, dicas e problemas que devem ser evitados

CAPA TUDO SOBRE REFORMA
Carolina Ignaczuk

Uma reforma não precisa ser um bicho de sete cabeças. Confira o passo a passo para planejar a sua e conheça outras dicas infalíveis para fugir de problemas!

O pedreiro não apareceu para trabalhar, o orçamento estourou e uma parede quebrada revelou um problema estrutural gigante. Pois é, situações como essas infelizmente são comuns em uma reforma. Mas, a boa notícia é que a maioria desses erros podem ser evitados com planejamento e atenção aos mínimos detalhes.

É claro que uma obra, por menor que ela seja, trará certo incômodo. Por isso, a ideia aqui é antecipar problemas e seguir um passo a passo infalível para fazer com que tudo saia conforme o planejado.

Quer saber mais sobre ele? Então, já sabe: continue conosco e saiba tudo o que você precisa fazer antes de iniciar uma reforma!

Quanto custa uma reforma?

Essa é uma das principais perguntas de quem está pensando em encarar uma reforma. No entanto, determinar o valor de qualquer obra não é uma tarefa fácil, já que tudo irá depender do projeto e dos materiais utilizados.

Podemos dizer que, em uma reforma completa – incluindo infraestrutura, elétrica, hidráulica e marcenaria -, cada metro quadrado custará de R$ 2.500 a R$ 5.000. Então, antes de resolver fazer qualquer coisa em seu imóvel, lembre-se de uma palavra: planejamento.

Quais são as etapas de uma reforma?

Para muitas pessoas, reforma ainda é sinônimo de bagunça, estresse e muita dor de cabeça. Mas, deixa eu te contar uma coisa: ela não precisa ser assim. Com todas as etapas bem planejadas, é possível executar uma obra extensa sem desenvolver nenhum cabelo branco. Ficou curioso? Dá uma olhada nesta lista e siga o passo a passo que criamos para você!

Defina seus objetivos

A primeira coisa que você deve fazer antes de iniciar qualquer reforma é definir seus objetivos. A casa está com problemas em sua estrutura, a separação dos espaços não faz mais sentido ou você simplesmente cansou das coisas do jeito que estão e quer um imóvel completamente novo? Seja qual for a sua ideia, ela deve estar bem clara. Dessa forma, você facilitará (e muito) o trabalho do arquiteto.

Contrate um profissional

E já que estamos falando em arquiteto, a segunda etapa de uma reforma é: contrate um profissional. É claro que essa contratação está muito alinhada aos seus objetivos. Afinal, se a ideia for apenas renovar a pintura ou trocar um piso, há como fazer o trabalho sozinho.

Agora, se você está pensando em dar uma cara totalmente nova ao espaço, quebrar paredes, consertar problemas estruturais, entre outras coisas, a presença de um arquiteto na obra é fundamental. Esse profissional te acompanhará durante todas as etapas, fará com que tudo seja concluído dentro do cronograma e ainda evitará retrabalhos.

Saiba mais: Por que contratar um arquiteto? 5 razões para te convencer

Tenha um projeto em mãos

Sem um projeto em mãos, fica muito difícil garantir que a reforma acontecerá dentro das normas e dos prazos estabelecidos. Além disso, quando não há um plano detalhado da obra, os processos ficam confusos, o planejamento sai do controle e os erros são frequentes. E ninguém quer passar por isso, concorda?

Faça um orçamento

Essa é a etapa que merece mais atenção. Isso porque, uma vez que você está em contato com o arquiteto, é muito fácil sair do planejamento original e pedir inúmeras modificações, que nem sempre estarão dentro do seu orçamento.

Por isso, defina o seu limite máximo para a reforma e peça que o arquiteto apresente opções dentro da sua possibilidade. O preço do projeto vai variar de acordo com o tamanho da área reformada e o profissional apresentará os serviços que serão realizados e as opções de materiais – já com os valores calculados com base na quantidade, modelo e marca. Assim, você não terá surpresas desagradáveis e gastos extras ao longo do caminho.

Baixe agora: Planilha de orçamento para reformas

Fique atento à duração

Uma reforma não é realizada de um dia para o outro. Muito pelo contrário: ela já começa no momento em que o projeto está sendo elaborado. Portanto, é possível que uma obra leve de três a seis meses para ser concluída.

A dica durante esta etapa é atrelar o orçamento ao cronograma da reforma, já que a definição dos materiais que serão utilizados e a escolha dos fornecedores dependerão da combinação do preço e do prazo de entrega.

Não esqueça das autorizações necessárias

Se você mora em um apartamento e está pensando em reformá-lo, precisará da autorização do seu condomínio e até da Prefeitura Municipal antes de fazer qualquer coisa. Alterações devem ser comunicadas e aprovadas pelo síndico do prédio e você ainda deverá apresentar as mudanças propostas, os materiais que serão utilizados e o tempo estimado da obra.

Além disso, a reforma deve respeitar as regras de horários, limpeza e despejo de entulhos. Em alguns casos (apartamentos ou residências), é recomendável conversar com os vizinhos antes da obra começar. Afinal, uma simples denúncia na Prefeitura pode fazer com que o projeto seja embargado.

Tenha paciência

A última dica para que você saia de uma reforma com sua sanidade mental é: tenha paciência. Não adianta fazer tudo com pressa na esperança de que a obra acabe cedo. Lembre-se de que um trabalho bem feito resultará em um espaço incrível! No final, tudo valerá a pena.

Leia também: Pensando em construir uma piscina em casa? Conheça os principais tipos, dicas de construção e maneiras de economizar

Quais são os principais problemas durante uma reforma?

Agora que você já conheceu o passo a passo de uma reforma, chegou a hora de saber quais são os possíveis problemas que você poderá enfrentar ao longo do caminho. Mas, não se preocupe: traremos as soluções para cada um deles, ok? Confira a seguir!

Falta de planejamento

Não é por acaso que nós já falamos muito de planejamento por aqui. Afinal, qualquer reforma deve ser minuciosamente planejada. Você precisa seguir todos os passos que listamos anteriormente e ainda prezar pela agilidade e eficiência da obra.

A falta de planejamento é um dos principais problemas de uma reforma, e pode causar uma série de erros. Por exemplo: seu orçamento pode ser insuficiente, sua obra pode ser embargada e seus materiais podem ser de má qualidade. Portanto, converse com os profissionais encarregados pelo seu projeto e defina todos os detalhes antes de colocar a mão na massa.

Materiais de má qualidade

Esse é um problema comum de quem decide encarar uma reforma sozinho. Às vezes, o material adquirido pode ser de má qualidade ou insuficiente para aquele tipo de serviço, e você acabará saindo no prejuízo.

Por isso, converse com seu arquiteto e opte por itens com o melhor custo-benefício e na quantidade certa. Isso evitará que você tenha que parar a obra por falta de material e comprometa todo o cronograma.

Atrasos na obra

Outro problema enfrentado durante uma reforma é o atraso. Como nós já vimos, a obra pode se estender por conta de falhas no planejamento, erros no orçamento e compra de materiais inadequados.

Mas, uma das melhores maneiras de evitar atrasos na obra – além de seguir os passos que listamos, claro – é contratar as pessoas certas. Para isso, peça recomendações e opte por profissionais experientes.

Se a reforma atrasar mesmo assim, uma boa dica é conversar com os profissionais encarregados e descobrir os motivos do cronograma não estar sendo cumprido. Caso você identifique que é por má vontade ou incompetência, considere contratar outras pessoas, ok?

Problemas com vizinhos

Antes de iniciar qualquer reforma, por menor que ela seja, você deve conversar com seus vizinhos. Isso porque uma obra causa barulho e sujeira, duas coisas que podem incomodar muita gente.

Explique às pessoas a duração da reforma, os horários e dias da semana em que ela irá acontecer e fique à disposição para resolver qualquer problema que possa acontecer durante esse período. Afinal, problemas com vizinhos é a última coisa que você quer ter durante uma obra.

Pensando em reformar? Nós podemos te ajudar!

Obra não é nenhum bicho de sete cabeças. Com a ajuda certa, você pode ter o espaço que sempre sonhou e ainda evitar retrabalhos, erros no projeto e problemas com orçamento.

E aí, quer saber por que nós somos a melhor opção para a sua reforma? Entre em contato conosco e vem planejar sua próxima obra! Vamos adorar fazer parte deste momento tão especial. ?

Deixe seu comentário

Leia também: